07 Tendências para Gastronomia em 2020

07 Tendências para Gastronomia em 2020

Este ano de 2020 os brasileiros seguirão com novos hábitos à mesa, a preocupação com a saúde alimentar e segundo pesquisa encomendada pela Hibou, empresa de monitoramento de consumo, pelo menos seis em cada dez brasileiros gostariam de se alimentar com mais calma e tempo em 2020. A constatação veio da entrevista feita com quase duas mil pessoas entre 16 e 75 anos. Para as festas de casamento, aniversário ou até mesmo o evento da sua empresa não será muito diferente! Fiz uma breve pesquisa e vou deixar aqui 7 tópicos interessantes para se analisar referente as tendências para gastronomia de 2020 para as festas em geral:

 

Pesquisa mostra que práticas ligadas à saúde e à sustentabilidade são as principais tendências!

01- Sustentabilidade como um tema culinário

Aqui a aposta é ser mais consciente na forma de produzir e descartar alimentos, alguns pontos importantíssimo a se pensar:

  •  Na área da gastronomia cada dia mais se amplia a adoção de práticas sustentáveis, que propiciam mudanças na gestão operacional,
  •  Mudança na logística
  • No ciclo produtivo
  • Uso de energia
  • Origem dos produtos (fornecedores orgânicos e produtores locais)
  • Safras e sazonalidade (utilizar com inteligência a safra da natureza. Ter cardápios por estação respeitando o ciclo natural dos alimentos).
  • Regionalidade das matérias primas
  • Desperdício (utilizar 100% dos produtos)
  • Destino de resíduos (descarte correto do óleo)
  • Coleta seletiva.

Os benefícios da gastronomia sustentável nas festas de casamento, aniversários e corporativas, é ajudar a economizar energia, proteger espécies de vegetais e animais em extinção, conservar a biodiversidade, valorizar a agricultura e pecuária local, respeitar a sazonalidade e a aproveitar ao máximo os ingredientes ao máximo, reduzindo o desperdício.

 

Sustentabilidade
Welcome Drinks: saquinhos de papel reciclado com
pretzel doces e salgados, folha da casca da árvore de coco, que funcionou com gamela para servir nossos chips de raízes
Sustentabilidades
Casca de coco natural para servir as nossas saladas.
Moqueca de Peixe
Moqueca de peixe, arroz de coco, farofa de banana servida na casca de coco trabalhada por uma aldeia indígena da Bahia que veio diretamente para as prateleiras da Arquitetando Paladar.

02 – Valorização dos ingredientes locais

Já é muito atual falarmos sobre a importância de comer com mais consciência, de comer com plena atenção, de querer receitas e combinações mais sustentáveis e ainda que tenha um resgate à simplicidade dos pratos, tudo para se ter uma verdadeiramente e marcante EXPERIÊNCIA a mesa.

Ser mais despretensioso, oferecendo pratos regionais, como por exemplo um bom cupim, ou até mesmo ingredientes de identidade bem brasileira como o milho, arroz vermelho, frutas e muitos temperos verdes.

 

Produtos Locais
Valorização de produtos locais: folhas e legumes da nossa horta orgânica dão mais colorido e vida para as nossas ilhas
Valorização dos Ingredientes
Mini beringelas assadas com queijo feta, molho pesto e nuts.

03 – Comida com memória afetiva

Apostar em comidas que tenham uma lembrança da infância, comidas de vanguarda, comidinhas que te proporcionem um resgate as suas raízes e descendências é uma grande aposta hoje para nós que produzimos festas com paixão e com muita preocupação em criar CONEXÃO com pessoas, criar CONEXÃO com os convidados, com familiares e amigos de forma a CAUSAR UM VERDADEIRO IMPACTO POSITIVO e fazer a GASTRONOMIA MEMORÁVEL, acredito muito em proporcionar aos convidados de uma festa uma EXPERIÊNCIA ÚNICA, cheia de encanto e magia, tudo que cause IMPACTO VISUAL E UM PALADAR de deixar estremecer qualquer ser humano!

Alguns item que são muito pedidos em nossos cardápios para as festas:

Churros de doce de leite;

Bolinho de chuva,

Picadinho gourmet,

Moqueca de peixe com farofa de banana,

Hambúrger, pizzas e pastéis,

Pipocas.

Pratos típicos e que muitas vezes remetem a uma passagem gostosa da infância!

 

Memória Afetiva
Inserimos em nossos mini bowls uma saladinha especial, com milho para representar memória afetiva para a noiva!

04 – Alimentos “Raw Food” (crus)

Alimentos crus, uma forma incrível de preservar os melhores nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídios, minerais, vitaminas …) Além de saudáveis, a apresentação é linda, ajuda a aguçar os sentidos dos convidados nas festas!

Veja aqui a possibilidade de trabalhar com legumes, alimentos ricos em amidos, nozes de todos os tipos, além de carnes e peixes!

Explore os alimentos em sua forma mais natural e abuse da criatividade para enriquecer a mesa tanto visualmente, quanto envolvendo de forma muita rica os paladares dos convidados!

 

Raw Food
Alimentos crus, lâminas de rabanete, cenouras, beterrabas e mix de folhas.

 

05 – Ilhas de comidinhas

Aqui, aproveito para linkar o tópico anterior com este aqui, neste sentido de ter a comida mais viva, mais saudável, com produtos orgânicos, ingredientes inteiros, coloridos e cheios de expressão, as ILHAS GASTRONÔMICAS estão super em alta para as festas sociais e corporativas!

Use a criatividade, a gastronomia pode contar uma história em seu evento, pode conter raízes da sua infância, da sua adolescência, da suas descendências, da história e evolução da sua empresa, dos pratos que marcaram cada época, dos alimentos regionais, valorizando a cultura de cada estado, a preocupação e ter itens para os vegetarianos, veganos e sem glúten ou lactose.

As ilhas devem e podem serem conceituais, charmosas e cheias de gostosuras com todos os temas que estamos linkando nesta matéria, o segredo é ser altamente criativo e se preocupe em, ter louças do dia a dia, um acabamento mais charmoso e intimista, leve e sem muita ostentação, vai deixar os convidados felizes e causará um impacto 100% acolhedor e marcante para todos os envolvidos!

Festejar é um ato de amor e comer faz parte deste ato! Seja irreverente e aposte em cozinhar com verdadeiro amor que fará toda a diferença em sua recepção!

 

Ilha de Comidas
Ilhas de comidas com legumes inteiros e também crus. Mais vida, mais colorido e mais saúde para as festas

 

06 – Bowls e Finger Food

Em algumas pesquisas, é notório que os alimentos servidos em bowls são bastante comuns mundo afora, aqui no Brasil parece chegar timidamente, mas com muita força para impactar os convidados e trazer “ares” mais despojados a mesa!

Os famosos Finger Food nada mais é que esta informalidade de servir, sem precisar de mesa posta com vários talheres e pratos, bem típicos nos casamentos na praia e no campo, e também presente nos eventos corporativos em que se é necessário uma alimentação rápida e em meio a uma sala de reunião com pouco espaço ou com alta rotatividade!

Os bowls são customizáveis e satisfazem todos os tipos e gostos de clientes, é possível servir porções generosas de frutas, smoothies, saladas e atualmente até um picadinho gourmet ou uma deliciosa moqueca capixaba com farofa de banana poderá arrancar muitos elogios de seus convidados em uma festa extrovertida, intimista e cheia de charme!

Os bowls são versáteis, por serem uma refeição tanto rápida como também muito completa, capriche nas versão com carne, ou até mesmo em versões vegetarianas ou veganas!

 

Bowls
Bowls
Bowls no Casamento
Lascas de abóbora com maminha.
Picadinho Gourmet
Picadinho gourmet
Vegan
Spaghetti de zuchinni puxado na manteiga com sálvia

 

07 – Alimentos Inteiros

A moda é servir os alimentos inteiros, para que o ato de fatiar faça parte do ritual da refeição. “Servir tomates vindos do próprio pé, ainda com galhos, acompanhados de vários tipos de molhos e cada um corta o seu”, sugere Karina Motta. Na Arquitetando Paladar utilizamos produtos de origem orgânica e realmente com muito capricho e criatividade, é possível os alimentos irem inteiros à mesa, como a batata-doce, temperada com sal grosso, ou até mesmo nossa terrine de legumes feita com mini legumes inteiros dos nossos produtores agrícolas!

 

Alimentos Inteiros
Mini legumes inteiros
mesa com snacks de lascas de abóbora cabotiá e sementes de romã
lascas de abóbora cabotiá com semente de romã e flores comestíveis tudo da nossa horta orgânica.

 

Pois é assim que seguiremos em 2020 e em 2021 cheios de saúde, de vida, de paixão pela gastronomia, mais conscientes e preocupados em comemorar e festejar com PERSONALIDADE, com festas que remetam a TRAJETÓRIA DE VIDA DO CASAL OU ATÉ MESMO DA EMPRESA, mais antenados aos pratos e comidas que marcaram a infância, mais felizes por termos a oportunidade de comemorar datas festivas com quem amamos de forma singular!

 

 

Confira também, Tendências Gastronômicas de 2019!

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados