IMUNIDADE
Hoje vamos falar de alimentação saudável e que ajudam a aumentar a imunidade!
Neste momento que estamos vivendo, precisamos ajudar a nós e nosso próximo a manter a imunidade alta. Existem muitos alimentos que ajudam a manter o sistema imunológico forte.
Invista em pelo menos cinco porções ao dia, sendo duas de vegetais e três de frutas.
Inclua estas maravilhas em sua rotina alimentar:

Frutas cítricas:
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, limão, tangerina, ricas em Vitamina C, que aumenta a resistência do organismo.

Tomate, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho: também possuem uma quantidade elevada de vitamina C.
A Vitamina C, ajuda a construir seu sistema imunológico e aumenta a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecções.
Nosso corpo não produz ou armazena a vitamina C, por isso consumir estes alimentos diariamente ajudará a manter sua saúde. Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C.

Pimentão vermelho:
O pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas. Eles também são uma fonte rica de beta-caroteno, que ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis.

Brócolis:
O brócolis tem vitaminas A, C e E, além de muitos outros antioxidantes, fibras e minerais, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis para você compor suas refeições. O diferencial para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível.

Alho:
O alho é encontrado em quase todas as cozinhas do mundo, é responsável por deixar os pratos mais saborosos. As propriedades de aumento da imunidade do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, mais conhecido como alicina.
A alicina entra pelo aparelho digestivo e viaja por todo o corpo, onde exerce seus efeitos biológicos potentes.
O alho, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é outro forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

Gengibre:
O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a reduzir a dor de garganta e outras doenças inflamatórias.
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Espinafre:
O espinafre além de ser rico em vitamina C, também contém vários antioxidantes e beta-caroteno, que podem aumentar a capacidade de combater infecções de nossos sistemas imunológicos. Semelhante ao brócolis, o espinafre é mais saudável quando cozido o mínimo possível, para que mantenha seus nutrientes. O cozimento leve, aumenta sua vitamina A.

Inhame:
Inhame é um alimento tubérculo muito usado no sudeste e nordeste do Brasil.
O inhame é uma ótima fonte de carboidrato e também de diversos nutrientes úteis para a saúde.
Ele também pode ser consumido em forma de suco, que traz os mesmos nutrientes do tubérculo, mas com muito menos fibras, o que lhe faz perder alguns benefícios, principalmente para a dieta.
É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele também contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo

Iogurte:
O ideal são os iogurte naturais, eles ajudam a estimular seu sistema imunológico e combate a doenças. Tente obter iogurtes naturais, e que não tenham açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis, uma granola e mel.
O iogurte também é uma ótima fonte de vitamina D , portanto, tente selecionar marcas enriquecidas com vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e acredita-se que aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.
O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins”. Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

Amêndoas:
A vitamina E é a chave para um sistema imunológico saudável. É uma vitamina lipossolúvel , o que significa que exige que a presença de gordura seja absorvida adequadamente. Nozes, como amêndoas, são embaladas com a vitamina e também têm gorduras saudáveis. Uma porção de meia xícara, com cerca de 46 amêndoas inteiras e sem casca, fornece quase 100% da quantidade diária recomendada de vitamina E.

Açafrão:
O açafrão é um ingrediente-chave em muitos pratos. Esta especiaria amarga e amarelada também tem sido usada há anos como anti-inflamatório no tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide .

Chá verde:
Os chás verde e preto são embalados com flavonóides, um tipo de antioxidante. Onde o chá verde realmente se destaca é nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. Demonstrou-se que o EGCG melhora a função imunológica. O processo de fermentação do chá preto destrói grande parte do EGCG. O chá verde, por outro lado, é cozido no vapor e não fermentado; portanto, o EGCG é preservado.
O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina . A L-teanina pode ajudar na produção de compostos de combate a germes em suas células T.

Pimenta:
A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Cebola:
A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

Mamão:
O mamão é outra fruta carregada de vitamina C. Você pode encontrar 224% da quantidade diária recomendada de vitamina C em um único mamão. A papaia também possui uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios.
A papaia tem quantidades interessantes de potássio , vitaminas do complexo B e folato, todas benéficas para a saúde geral.

Kiwi:
Como o mamão, os kiwis são naturalmente cheios de uma tonelada de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C. A vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater infecções, enquanto os outros nutrientes do kiwi mantêm o resto do corpo funcionando corretamente.

Aves domésticas:
Quando você está doente, a canja de galinha é mais do que apenas uma comida saudável com efeito placebo. Ajuda a melhorar os sintomas de um resfriado e também ajuda a protegê-lo de ficar doente. Aves, como frango e peru, são ricos em vitamina B-6. Cerca de 90 gramas de carne de peru ou frango light contêm de 40 a 50% da quantidade diária recomendada de B-6.
A vitamina B-6 é um participante importante em muitas das reações químicas que acontecem no corpo. Também é vital para a formação de novos e saudáveis glóbulos vermelhos . O caldo feito com os ossos da galinha fervendo contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e imunidade do intestino.

Tomate:
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

Sementes de girassol:
As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo , magnésio e vitamina B-6. Eles também são incrivelmente ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante.
A vitamina E é importante na regulação e manutenção da função do sistema imunológico. Outros alimentos com altas quantidades de vitamina E, incluem abacate e folhas verdes escuras.

Mariscos:
Para muitos que tentam melhorar seu sistema imunológico, alguns mariscos apresentam o zinco.
O zinco não recebe tanta atenção quanto muitas outras vitaminas e minerais, mas nosso corpo precisa dele para que nossas células imunológicas possam funcionar como pretendido.
Variedades de mariscos com alto teor de zinco incluem:
• Caranguejo
• Camarões
• Lagosta
• Mexilhões
Lembre-se de que não deseja ter mais do que a quantidade diária recomendada de zinco em sua dieta. Para homens adultos, são 11 miligramas (mg) e para mulheres, são 8 mg. O excesso de zinco pode realmente inibir a função do sistema imunológico.

Vegetais verdes escuros:
Além do brócolis e do espinafre, a couve também é rica em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.


Alimentos ricos em zinco:
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Oleaginosas:
Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade

Alimentos fonte de ômega-3:
O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Fontes de antioxidantes:
A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Geleia real:
A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a vitamina C e do complexo B.

Própolis:
O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Óleo de coco:
O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
Segue mais algumas dicas para prevenir a gripe:
Variedade é a chave para uma nutrição adequada. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe, mesmo que você a coma constantemente. Preste atenção ao tamanho das doses e à ingestão diária recomendada, para que você não consuma muita vitamina e nem outras.
Comer corretamente é um ótimo começo e há outras coisas que você pode fazer para proteger você e sua família da gripe, resfriado e outras doenças. Comece com estes princípios básicos de prevenção da gripe e também segue nossa sugestão de ver a vacina contra a gripe e decidir se ela é adequada para você e sua família.
Vamos seguir na LUZ e no AMOR para conosco e nossos familiares!
Confira também – A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS!


