Como montar um cardápio vegetariano e vegano para casamentos

Quer montar um cardápio vegetariano e vegano para casamentos e não sabe por onde começar?

Estamos na era da geração Y e Z, sendo que geração Y  podemos observar que são pessoas bem resolvidas, inteligentes, que buscam ajudar o meio ambiente, pensam em atitudes sustentáveis, procuram ter menos filhos e tentam se engajar e planejar um futuro melhor para a próxima geração, que serão seus filhos e ainda precisamos abordar a geração Z ou pós-millenial que assumirá o protagonismo dentro de algumas décadas. Também conhecidos como centenials, por terem vindo ao mundo em plena mudança de século — os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010 —, nativos digitais, chegaram com um tablet e um smartphone debaixo do braço.

David Portalain, consultor de indústrias de alimentos da agência norte-americana de assessoria de mercado NPD Group, reforça este comportamento:

“Esta geração cresceu sabendo que comida é muito mais que sustento. Comida representa cultura e, portanto, é uma expressão de quem eles são. Essa geração foi criada para ser real e fiel a si mesma e espera o mesmo com seus alimentos e bebidas”.

“De muitas maneiras, os consumidores da GenZ pensam em si mesmos como tendo uma marca pessoal com uma história e valores pelos quais viver. E eles buscam marcas que suportam sua história e estão dispostos a usá-las independentemente do tamanho de uma marca”, afirma o NPD.

“Estilos de vida das gerações”, enquanto alimentos saudáveis com baixo teor de sódio ou de açúcar atraem os consumidores mais velhos, os alimentos orgânicos, sem glúten e ricos em proteína atraem os entrevistados mais jovens.

Seguindo este perfil de consumidor é notória que as festas de casamentos estão mudando e seguirão em um ritmo acelerado e casais que manterão acesa a vontade de casar, mas estarão bem mais preocupados em seguir com uma alimentação mais saudável e sem prejudicar o meio ambiente, como é o caso de quem não ingere carne ou alimentos de origem animal.

É fato que o Buffet para um casamento vegetariano ou vegano precisa ser criativo, ter variedade, charme, elegância, comidas frescas e mais orgânicas, saudáveis para atender não apenas os noivos, mas toda a variedade de perfil de convidados que estarão presentes na festa.

Para seguir uma linha de itens e comidas extremamente confortáveis e deliciosas preparamos uma lista de sugestões de pratos para vocês:

Como servir um cardápio vegetariano e vegano para casamentos?

Se vocês noivos são vegetarianos ou veganos e querem uma festa com este perfil de cardápio, uma dica é incluir as ILHAS GASTRONÔMICAS, que andam encantando nos eventos dos últimos anos e são tendências para os casamentos dos próximos anos!

A Ilhas poderá estar recheada de delícias e variedades de pratos vegetarianos e veganos, sejam eles batatas recheadas com creme de queijo, guacamole com chips de raízes, ceviche de lichia, tartelete de banana com roquefort, cestinha de brie com mel, tortinha rústica de legumes, risoto de abóbora com cubos de queijo coalha, risoto de alho poró com chips de batata doce, risoto de limão sicilianos com lâminas de amêndoas torradas.

Estas Ilhas Gastrônomicas além de causarem um impacto super positivo na apresentação da sua festa, são deliciosos, mostras variedade e fartura para seus convidados que vão ficar super entusiasmados com tantas possibilidades e muitas vezes não notarão a ausência de carne e/ou seus derivados.

Ainda aconselhamos o casal a sempre pensar na lista de convidados e checar se por acaso ainda existem convidados com alguma restrição alimentar seja de opções sem glúten ou lactose, você poderá preparar itens especiais ou incluir  no cardápio da sua festa. Assim, o seu menu ficará equilibrado e com sucesso garantido!

Quais são os pratos ideais para vegetarianos e veganos?

Não pense que o buffet precisa ter apenas saladas, não apenas destes itens que vegetarianos e veganos se alimentar!

Na Arquitetando Paladar pensamos com muito carinho em pratos que possam te trazer uma memória/lembrança afetiva, de infância, é possível ter muitos pratos saborosos, naturais, frescos e com aquele frescor que arrancará suspiros dos seus convidados.

Para os vegetarianos:

  1. Risotos dos mais diversos sabores
  2. Massas artesanais
  3. Pratos com palmito, tais como moqueca de palmito com arroz de coco e farofa de banana.
  4. Proteína em flocos com azeite de ervas e cebola roxa
  5. Terrine de berinjela,queijofeta e pimentões assados
  6. Mini agrião, brotos e flores – Acompanha molho de maracujá
  7. Carpaccio de abobrinhas com vinagrete festivo de balsâmico
Foto: @kuguio

Para os veganos:

  1. Polenta com cogumelos
  2. Guacamole nachos de milho;
  3. Bobó de banana com arroz de coco e farofa com castanhas e amêndoas torradas
  4. Tabule de couve flor
  5. Escondidinho de cogumelos
  6. Bobó de coco
  7. Robata de carne de soja com purê de mandioquinha
  8. Risoto de arroz vermelho com shitake
  9. Hambúrguer de grão de bico com espinafre
  10. Curry de lentilha com arroz de coco
  11. Robata de vegetais com pude de batata doce
  12. Risoto de limão siciliano
  13. Polenta com ragu de cogumelos
  14. Hambúrguer de berinjela com batata rústica
  15. Espaguete de legumes ao molho branco de inhame
  16. Suflê de legumes
  17. Beringela parmegiana
  18. Torta de cebola e sementes
@kuguio

A entrega total ao amor enquanto ele durar é o que move os casais, nós acreditamos muito na força do amor, um amor que supera as dificuldades, que enfrenta qualquer barreira, que é forte, determinado, que não trai a confiança e nem o respeito!

Nós da Arquitetando Paladar, temos como grandes inspiradores figuras ilustres como o poeta Vinicius de Morais, em seu Soneto de Fidelidade é incrível imaginar cada detalhe de tão belos versos:

“Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Ha ha ha há!!! Você pode sorrir e viver um grande amor! Então encha o peito de GRATIDÃO e cante as velhas canções do Vinicius de Moraes:

“Para viver um grande amor, direito
Não basta apenas ser um bom sujeito
É preciso também ter muito peito
Peito de remador
É sempre necessário ter em vista
Um crédito de rosas no…”

É sobre estas inspirações Das gerações Y e Z, músicas populares brasileiras, cozinhar com amor que escrevemos esta matéria e esperamos ter ajudado vocês para esta fase de pesquisa! Contem com a nossa ajuda para ajudarmos a apresentarmos um cardápio vegetariano e até mesmo vegano e deixar a festa com a cara dos noivos!

Um abraço e até a próxima.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Navegue pelos tópicos

Posts Relacionados