O que servir num casamento na praia?

Casamentos na praia pedem um cardápio especial mais leve e criativo. Acompanhe o post para saber mais detalhes!

Casar na companhia do mar tem um encanto especial. No post anterior conversamos sobre os melhores meses para realizar um casamento na praia e quais são as propostas de casar à beira mar em cada estação. 

Depois de escolher a data, é hora de começar a pensar nos preparativos, incluindo o cardápio. Mas o que será que combina mais com esse tipo de ocasião? Neste post, separamos algumas sugestões para que o buffet da sua cerimônia esteja à altura do clima elegante e agradável que só um evento à beira-mar tem. 

Como escolher o cardápio ideal?

Os casamentos na praia pedem um cardápio bem leve e criativo, com frutos do mar, finger foods e saladinhas. Porém, apesar de o evento combinar muito bem com um menu temático a base de peixes, frutos do mar e demais ingredientes praianos, é preciso considerar diversas circunstâncias, como a época do ano, o clima, a quantidade de convidados e, principalmente, a preferência dos noivos.

Na hora de montar o cardápio ideal, também é importante pensar no perfil dos seus convidados: qual é o estilo das pessoas que estarão presentes neste grande dia? Algumas perguntas importantes podem ajudar:

  • De quais regiões os convidados são?
  • Descendências das famílias?
  • Qual o estilo de comida que eles gostam?
  • Os noivos têm pratos prediletos?
  • Sobremesas e ingredientes que marcaram a história de vocês?
  • Existe algum prato com memória afetiva?
  • Restrições alimentares?

Considere a estação do ano

Muitas pessoas não prestam atenção a este detalhe, mas a estação do ano pode ser uma linha tênue entre o sucesso ou o fracasso do seu menu.

No verão, por exemplo, a sugestão que demos anteriormente de um cardápio mais levinho e repleto de opções refrescantes e que seguem uma proposta mais tropical faz todo sentido para ajudar a driblar o calor. Por outro lado, se o seu casamento será realizado em uma estação mais fria, capriche nas massas, carnes e caldos. Vinhos e outras bebidas quentes também são ótimas opções!

Tenha o espaço em mente

O espaço também é um fator decisivo na hora de escolher o cardápio. Não adianta pensar em um sistema de buffet, por exemplo, se o espaço para os convidados se servir for mais limitado. Atente-se a esse detalhe!

Opções de buffet para a sua festa

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher o cardápio, separamos duas opções de buffet para casamento na praia, que podem ser utilizados na festa: 

Finger foods

Se o seu casamento tem uma proposta mais informal, essa é a opção certa. Finger foods são os famosos alimentos para se comer em pé com as mãos, geralmente servidos com diversas opções de pequenas porções. Essa versatilidade permite montar buffets bem coloridos e personalizados. 

O lado bom desse formato de buffet é a possibilidade de organizar uma grande mesa para servir os convidados, otimizando espaço e podendo transformá-la até em parte da decoração, já que, sendo bem arrumada, valoriza muito o espaço.

Aqui, aquela proposta de frutos do mar, saladinhas e frutas vai super bem, além de doces e salgados que todo mundo sempre ama. Outra vantagem dessa escolha de buffet, é a possibilidade de servir os alimentos sem a necessidade de mesas individuais para os convidados.

Serviço volante

Cerimônias de casamento na praia tem uma leveza maior que pode ser sentida desde os looks até aos protocolos. Esse local pede esse relaxamento maior, por isso mesmo às vezes vale investir em um serviço volante para o buffet de sua festa.

O serviço volante é aquele em os garçons circulam pelo ambiente da festa para servir os convidados, sem necessariamente os convidados estarem na mesa. Para esse tipo de serviço, o mais usual é servir finger foods, desde canapés e salgadinhos até opções de pratos quentes em mini bowls ou pequenas porções.

Bebidas que combinam com o frescor do litoral

Cervejas, espumantes e caipirinhas são clássicos desse tipo de festa, porém você pode ir além e pensar em coquetéis com os ingredientes típicos da região em que você fará a festa. Drinks com coco, abacaxi e outras frutas tropicais que têm tudo a ver com a praia podem ser opções refrescantes e saborosas, ainda mais nos dias quentes. 

Vá além dos clássicos praianos

Nem todo mundo é fã de frutos do mar e tá tudo bem. Se os pescados e os itens mais frescos da estação não atraem, pense em outras opções que façam sentido para o casal. Por exemplo: carnes e frios fazem bonito em qualquer estação! Assim como você também pode investir em pratos que não dizem de forma óbvia praia, mas que são simbólicos e importantes para o casal.

Como já mencionamos em outros posts, uma festa de casamento, independente de qual for o lugar, precisa ser uma celebração especial para os noivos. Por isso, não devem existir regras e nem “certo” ou “errado”. Nossas dicas podem facilitar as suas escolhas na hora de montar um cardápio para a sua festa, mas o mais importante é que você pense naquilo que representa o casal! 

Tenha um evento inesquecível e de personalidade

Conte com a equipe do Arquitetando Paladar para deixar a sua festa à beira-mar com uma atmosfera ímpar e a gastronomia ideal!

Solicite um orçamento

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Navegue pelos tópicos

Posts Relacionados