Vamos começar contando um pouquinho sobre a História do Buffet Arquitetando Paladar!
Buffet Arquitetando Paladar, tem como sócio fundador Rafael Rodrigues, com formação em gastronomia, está a frente da empresa e junto com um belo time de profissionais amam “Arquitetar Festas”!
A nossa inspiração é ARQUITETAR delícias orgânicas brasileiras, com uma gastronomia agrícola e sustentável. CONECTAMOS pessoas através da nossa gastronomia, com fundamentos na cozinha humanizada, orgânica e inspirada nos cinco sentidos da experiência a mesa.
A Família Arquitetando Paladar, ama valorizar pequenos momentos do nosso cotidiano, com o olhar voltado para a sustentabilidade, colaboração e responsabilidade social. Priorizamos orgânicos, valorizamos o produtor local e os alimentos do nosso entorno, temos paixão em escolher a dedo os produtores e as matérias primas para ajudar nesta nova jornada das comidas saudáveis cheias de afeto e amor.
Caminhando no ritmo das novas gerações, já trabalhamos com cardápios veganos, vegetarianos, sem lactose, sem glúten, além dos orgânicos.
E agora também estamos levantando a nossa preocupação com o desperdício dos alimentos e repensando nossos cardápios com o objetivo de manter a fartura, mas evitar ao máximo o desperdício dos alimentar!
A Arquitetando Paladar, como o próprio nome diz, é responsável por arquitetar cardápios com a personalidade de cada cliente, de cada empresa. Nós CUSTOMIZAMOS CARDÁPIOS, sempre com o objetivo de criarmos uma CONEXÃO com os clientes e convidados no dia do evento.
Em uma reunião fazemos a leitura do perfil do evento, dos convidados, objetivos da festa, prioridades, restrições alimentares e desenhamos um cardápio específico e personalizado, sempre de forma inteligente e respeitando orçamento x perfil do evento. Assim OTIMIZAMOS O TEMPO DE NOSSOS CLIENTES e mantemos a assertividade na construção de cada festa!
Atualmente, seguimos em um ritmo muito acelerado de repensar a gastronomia para as festas de casamento e também para os eventos corporativos. De acordo com dados divulgados pelas Nações Unidas, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados a cada ano no mundo, o que representa em torno de um terço de toda a comida produzida no
planeta. Ou seja, para cada três maçãs produzidas, uma vai para o lixo.
10 Maneiras de reduzir o desperdício de alimentos:
1- Faça uma lista de compras, seja mais seletivo;
2- Não descarte apenas pela aparência;
3- Aprenda a armazenar os alimentos
4- Aproveite o máximo de cada alimento, desde o talo, até as cascas
5- Salve as sobras
6- Mantenha sua geladeira e freezer organizados
7- Verifique as datas de validade dos alimentos frescos ao comprá-los, estas são as datas a serem observadas, e não apenas as datas de validade. …
8- Faça compostagem, se possível
9- Preserva as sementes, se mora em apartamento, leve para o sitio de um amigo, jogue em lugares abertos que elas possam nascer e germinar;
10 – Seja criativo para aproveitar ingredientes da sua geladeira ou freezer
O desperdício de alimentos é uma problema sério, precisamos mudar comportamentos, hábitos de consumo, educar nossas crianças e ter uma nova geração com uma cultura consciente do cuidado que o consumidor precisa ter desde a compra inteligente, organizar melhor sua geladeira, freezer e despensa, além de cozinhar apenas a quantidade que realmente vai consumir… são pequenas mudanças de comportamento, mas que neste momento precisamos repensar e fazer mudanças mais profundas e sistêmicas.
Pensar em quase que zerar a produção de lixo é até uma forma de valorizar os produtores, precisamos pensar não em comer menos, mas comer melhor, de forma a aproveitar os alimentos em sua totalidade, respeitar e valorizar cada vegetal que é colhido, cada animal que é abatido como era nas gerações anteriores, antes que fosse tudo tão fácil de colocar na cesta do supermercado e levar para casa. Pense antes da industrialização dos alimentos, como avós e bisavós cultivavam na lavoura sua alimentação e como eram cuidadosos com o cem por cento de aproveitamento de tudo que plantam e colhiam!
Repense seus hábitos como consumidor, como ser humano e vamos ajudar a diminuir o desperdício, mudando a nossa forma de olhar para os alimentos e nosso comportamento perante ao cuidado de aproveitar melhor tudo que consumimos!
Embora você possa achar que o desperdício de comida não afeta você, pense novamente. Jogar comida no lixo não é apenas um desperdício de dinheiro e de cuidado com o próximo. Mas preste atenção: Os alimentos descartados são enviados para aterros sanitários, onde apodrecem e produzem gás metano, que é o segundo gás de efeito estufa, ou seja, jogar fora sua comida contribui para a mudança climática do nosso planeta terra!
Outro ponto importante para destacar é que o desperdício de alimentos, também acumula o desperdício de uma grande quantidade de água. Segundo, World Resources Institute, 24% de toda a água usada para a agricultura é perdida no desperdício de alimentos todos os anos, isso representa 45 trilhões de galões (cerca de 170 trilhões de litros).
Esses números possam parecer impressionantes, você pode ajudar a reduzir essa prática seguindo as dicas que mencionamos
nesta matéria, se cada um fizer sua parte, podemos mudar o planeta para as gerações futuras!