Casamento sustentável: 9 passos para um casamento ecologicamente correto.

Planejar um casamento sustentável em São Paulo é uma excelente maneira de celebrar o amor, minimizando o impacto ambiental.

Uma nova versão de nós vem surgindo ano a ano principalmente com todos os desafios nesta grande caminhada do aquecimento global, bem como tantos outros impactos ambientais que o mundo anda vivenciando, e uma das maneiras de vivermos uma “NOVA ERA” é mudar a consciência de cada ser humano para a sustentabilidade.

O aquecimento global tem sido um grande problema para toda a sociedade, alguns exemplos de ações humanas que contribuem para o aumento das temperaturas terrestres: as queimadas, os desmatamentos e as poluições. Todo este desequilíbrio ambiental e a perda da biodiversidade são exemplos de consequências causadas pelo aquecimento do planeta.

O Brasil produz cerca de sete milhões de toneladas de plástico por ano, quantidade que coloca o país na posição de maior produtor da América Latina. Desse montante, três milhões de toneladas são de plásticos de uso único colocados no mercado, como embalagens e produtos descartáveis (copos, talheres e sacolas plásticas). Esse total equivale a aproximadamente 500 bilhões de itens por ano, ou 15 mil itens por segundo*.

Os resíduos orgânicos acabam sendo encaminhados para lixões e aterros sanitários, lá é produzido o metano, que é um gás com potencial de efeito estufa 82,5 vezes superior ao gás carbônico (CO2) no horizonte de 20 anos. O setor de resíduos sólidos é a 3ª maior fonte de emissão de metano mundialmente, responsável por 20% do total, além de ser a fonte que cresce mais rapidamente! Além da redução das emissões no aterramento, a compostagem tem o potencial adicional de estoque de carbono no solo, principalmente recuperando solos degradados e aumentando sua produtividade*.

A compostagem é a solução para essa virada de chave neste jogo climático!

Que tal contratar um buffet para o seu casamento afiliado com alguma empresa que consiga fazer esta coleta seletiva e a compostagem?

Em parceria com o Espaço Villa Mandacarú, e por sua incrível iniciativa de ser um espaço Eco Wedding, o Buffet Arquitetando Paladar tem ajudado na compostagem do lixo e segundo dados do Levy, que está à frente e administra este lindo projeto geramos cerca de 150 a 200 kg de lixo orgânico por evento… um número muito expressivo e que precisamos estarmos cada vez mais preparados para destinar de forma correta nosso lixo, seja em um evento tão importante como o casamento, como também em nossas casas!

Com todos estes registros, já se observa, principalmente no estado de São Paulo, uma mudança de comportamento dos casamentos e este olhar para casamentos mais sustentáveis, hoje se fala cada vez mais em termos a consciência de realizar um “casamento lixo zero”, casamento sustentável, Eco Wedding… todos estes termos são em prol de ajudar e contribuir com os impactos ambientais!

Algumas dicas simples para ajudarmos na sustentabilidade com o nosso lixo gerado no dia a dia:

  • Usar copos reutilizáveis e/ou papel;
  • Compostagem doméstica de resíduos orgânicos.

A adoção de política sustentáveis, como a reciclagem de materiais diversos contribui em muito para o meio ambiente e o futuro do nosso planeta. De acordo com o livro “The Green Bride Guide”, um casamento produz em média 182 kg de lixo e 58 toneladas de CO2. Somente no Brasil, segundo dados da WWF, são produzidos 11,3 milhões de toneladas de resíduo plástico por ano”. Sinceramente acredito que estes números cresceram e vamos mediar em um casamento com um “projeto piloto de casamento lixo zero” para avaliar e termos dados mais atuais!

Vamos aproveitar esta matéria para dar algumas dicas de como vocês noivos, poderão contribuir para realizar um casamento sustentável:

1. Escolha do Local:

Optar por locais que tenham práticas sustentáveis pode fazer uma grande diferença:

– Espaços ao ar livre: Parques, jardins botânicos, e áreas verdes que utilizam práticas de conservação.

– Lugares com certificação verde: Espaços que tenham certificações de sustentabilidade, como o LEED (O LEED, Leadership in Energy and Environmental Design, é a certificação ambiental mais reconhecida no mundo com estratégias simples para tornar seu edifício mais sustentável, eficiente e valorizado), ainda não é real para o nosso cenário de casamento, mas vale ressaltar esta certificação, pois acredito que em poucos anos se tornará uma responsabilidade e prática de muitos espaços de eventos no Brasil.

– Locais históricos ou de reutilização: Espaços antigos revitalizados ou que usam materiais reciclados.

2. Convites:

Convites para casamentos com foco na sustentabilidade já esta sendo muito utilizado nos casamentos dos noivos paulistas:

– Convites digitais: Utilizar e-mails ou websites personalizados para enviar os convites de papéis.

– Papel reciclado: Se optar pelo convite físico, utilize papel reciclado ou papel semente que pode ser plantado depois.

3. Decoração mais sustentável

Pensar com muito carinho no estilo da decoração para auxiliar em um cuidado com o meio ambiente e ter uma decoração mais sustentável em seu casamento já será uma grande ajuda:

– Flores locais e sazonais: Utilize flores da estação e de produtores locais para reduzir a pegada de carbono.

– Itens recicláveis e reutilizáveis: Decoração feita com materiais reciclados, como potes de vidro, tecidos reaproveitados e móveis antigos.

– Locação de itens: Alugar itens de decoração ao invés de comprar novos.

4. Buffet para casamento e sustentabilidade

O Buffet para um casamento sustentável precisa pensar nas seguintes estratégias:

– Buffet orgânico e local: Contrate serviços de buffet que usem ingredientes orgânicos e de produtores locais.

– Menu vegetariano/vegano: Considerar menus vegetarianos ou veganos, que têm um impacto ambiental menor.

– Desperdício zero: Planeje para minimizar o desperdício de alimentos, doando o que sobrar para instituições de caridade.

– Reciclagem e Compostagem: coleta, reciclagem e compostagem articuladas com agroecologia; Uma dica para ter um buffet em seu casamentos mais sustentável é contratar a Flow Sustentável, que atua na área de serviços de compostagem, consultoria lixo zero e reciclagem de bitucas, com a visão de que precisamos mudar o nosso modelo de consumo, repensando hábitos e nos reconectando a natureza. @flowsustentavel

5. Trajes

– Vestido de noiva sustentável: Escolher vestidos feitos com tecidos ecológicos ou de estilistas que pratiquem a moda sustentável. Alugar ou comprar de segunda mão também são boas opções.

– Ternos e vestidos dos convidados: Incentivar a locação ou a reutilização de trajes.

6. Transporte

– Carona solidária: Incentivar os convidados a compartilhar transporte ou organizar ônibus coletivos.

– Veículos elétricos ou híbridos: Utilizar carros elétricos ou híbridos para o transporte dos noivos e convidados.

7. Lembrancinhas

– Presentes úteis e ecológicos: Oferecer lembrancinhas como plantas em vasos, sementes para plantar, ou produtos feitos por artesãos locais.

– Doação em nome dos convidados: Fazer doações para causas ambientais em nome dos convidados.

8. Resíduos

– Reciclagem e compostagem: Ter estações de reciclagem e compostagem no local do evento.

– Itens descartáveis: Evitar o uso de itens descartáveis e optar por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis.

9. Energia

– Energia renovável: Se possível, escolher um local que utilize energia solar ou outras fontes de energia renovável.

– Iluminação eficiente: Utilizar luzes LED e aproveitar ao máximo a luz natural.

Fornecedores em São Paulo para Casamento Sustentável:

Procure por fornecedores que já tenham uma prática consolidada de sustentabilidade, nós da Arquitetando Paladar já temos feito alguns casamentos com este cuidado e esta prática.

Em Itu o Villa Mandacarú vem desempenhando um trabalho incrível de sustentabilidade e vem sendo super reconhecido como uma excelente opção de espaço para casar no campo com práticas verdadeiramente sustentáveis! https://www.villamandacaru.com.br/ 

Outro local que tem práticas incríveis é a @casaamadu que também tem várias ações de boas práticas e espaço Eco Wedding…

Realmente hoje em São Paulo, pensar em um casamento sustentável já é algo totalmente viável e se cada casal conseguir colocar em prática algumas das ações apontadas nesta matéria e em outras que abordam este incrível tema que é a sustentabilidade para casamentos, serão os primeiros passos para as pequenas contribuições sustentáveis e de grande impacto positivo ao meio ambiente!

Se Você é, noivo ou noiva, e quer realizar um casamento sustentável, saiba que pode contar com a ajuda do Buffet Arquitetando Paladar para adotar práticas de sustentabilidade e deixar seu casamento cheio de personalidade e sustentabilidade!

Um ponto de destaque para ter a consciência da sustentabilidade em seu casamento é vincular ao casamento alguma empresa que trabalhe com desenvolvimentos sustentáveis e estejam relacionadas a projetos sociais que geram renda e ajudam diversas famílias, uma delas que o Buffet Arquitetando Paladar começou a participar é a @flowsustentavel onde já realizamos um “casamento piloto” incentivado pelo casal Cindy e Mateus, do qual acreditamos ser um grande marco para uma parceria duradoura e que faça parte deste grandioso movimento em prol da sustentabilidade que pode ser gerada em um casamento.

Outro ponto que não podemos deixar de destacar são as parceiras com cooperativas para destinar os resíduos gerados em um casamento! No casamento da Cindy e Mateus, a noiva fez uma parceria com a @coopersuss012 que além de reciclar, ainda dá trabalho para muitas pessoas em condições de vulnerabilidade social. 

#EcoWedding #CasamentoLixoZero #CasamentoSustentável #CasamentoEcológico  @casamentocindyemateus

*Fonte: www.brasil.oceana.org 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Navegue pelos tópicos

Posts Relacionados