Seu casamento pode falar sobre a sua personalidade, ter uma festa de casamento que combine com a sua forma de ver e viver a vida é algo extremamente grandioso! Famílias felizes por compartilharem as histórias do casal, a celebração do casamento, famílias se confraternizando e relembrando as memórias e conquistas, através de comidas que contam mais que história, que CELEBRAM A VIDA!
As Ilhas Gastronômicas, conhecidas como GRAZING TABLE, são forte tendência na Europa e EUA, segundo relatos do site da Martha Stewart, grande referência no mercado de casamento, Martha, norte-americana, adora dar dicas de gastronomia e jardinagem (https://www.marthastewart.com/)! Ela sempre cita a construção de festas memoráveis, compostas de muita personalidade, criatividade na forma de apresentar, expor as comidas e as flores nas festas de casamento.
As mesas de exposição de comidas, são chamadas de Mesa de Pastoreiro – Grazing Table, são mesas recheadas de petiscos de comer com a mão, são disponibilizados em uma mesa uma boa variedade de itens sejam de queijos, embutidos, legumes, saladas, frutas, geleias, pastas, tudo montado informalmente, leve e colorido, a proposta é deixar tudo exposto em placas de mármore, tábuas de madeira, louças cleans e cheias de charme para valorizar muito a gastronomia e a apresentação, como sempre comentamos por aqui “de comer com os olhos”.
Estas estações de comidas podem ser criativas e cheias de personalidade, vale entender o perfil do casal, as descendências das famílias, a região da festa, pratos prediletos, restrições alimentares. Por exemplo, se os noivos amam frutos do mar e querem casar na praia, que tal contratar uma ilha de ostras? A sugestão aqui vai para esta empresa incrível chamada Enfim Ostras (www.enfimostras.com.br).
Se vocês querem uma festa até altas horas e amam Fast food, que tal montar uma Ilha de Hambúrguer, perto da finalização da festa e garantir uma deliciosa surpresa para os festeiros de plantão?
Os noivos escolheram o campo como destino para a festa? Uma linda fazenda? Então a proposta é montar um aparador com o welcome drink, já com personalidade do casal, seja criativo, pode receber os convidados com sacolé, pink limonade, as queridinhas águas aromatizadas, um chocolate quente se for inverno, alguns petiscos tais como wraps sortidos, chips de raízes brasileiras, pão de queijo recheado com doce de leite, requeijão, nuts ou até mesmo pipocas gourmet. Após a cerimônia podemos deixar já exposto uma linda ilha de antepastos, ilha gastronomia, ilha de entradinhas, ilha de escondidinhos, ilha de caldinhos (se o casal for no inverno), enfim a ilha tem que ter um estilo, combinar com o tema da festa, estilo do casal, região/ clima onde será realizado a cerimônia de casamento!!!
Sua mesa de comidinhas pode acompanhar o estilo da sua decoração de casamento e seguir os mesmos tons de cores, pode combinar com o cenário da festa, seja a sua festa de casamento na praia, com petiscos praianos, tais como uma deliciosa moqueca de camarão, comidas leves e confortáveis, além de coloridas, como saladas de folhas, saladas de grãos, pães, pastas, queijos e a nossa famosa salada na casca do coco natural.
Se o casamento for de dia, você pode apostar em um Brunch com direito a panquecas, waffles, açaí, granolas, frutas, cafés, chás, bolos, tortas, homus, coalhadas, pães, queijos, embutidos e muita criatividade na montagem para deixar seus convidados surpresos e felizes com tantas gostosuras.
No Buffet Arquitetando Paladar, para montarmos o buffet para o seu casamento, caprichamos na conversa inicial com os noivos, para entender muito bem o perfil do casal, a história de como se conheceram, os pratos que marcaram a trajetória, o que faz sentido, que dará toda a personalidade para a festa, com muito amor e carinho, apresentamos uma gastronomia pra lá de brasileira, nossa especialidade é baseada em comidas orgânicas, artesanais e produzidas pela “família arquitetando paladar” que adora preparar todos os pratos com muitos temperos da horta, muitas vezes com receitas de nossas famílias, das gerações de nossos pais e avós, tudo isso para conectar convidados, amigos e familiares com sabores, aromas e cores para impressionar a todos e envolver sua festa do inicio ao fim, com muitas histórias de famílias, traduzidas em uma gastronomia marcante e cheia de vida!
A decoração para a mesa de comidas para a sua festa de casamento, pode acompanhar, texturas, caixas de palets, troncos de arvores, tábuas de madeiras, folhagens, uma pequena horta para decorar a mesa, com vasinhos de cebolinhas, alecrim, manjericão, hortelã e tudo que possa deixar a sua mesa de comidinhas, cheias de natureza e com a sua cara.
Outra tendência são as charcutarias tão faladas na Europa, são feitas de produtos artesanais, a proposta é não ter nada industrializado, ser tudo muito caseiro, são as comidas de afeto e que trazem lembranças da infância, é interessante pensar que realmente nos tempos antigos, não existiam freezer e geladeiras, então as técnicas de conservação eram de curar as carnes e trata-las com sal, esta preservação artesanal dos alimentos andam deixando os paladares mais felizes.
Outra forma de trazer muita originalidade para a sua festa é criar uma ilha de tapas, ou até mesmo de pizzas com vários recheios diversos.
É bem interessante também caprichar na ousadia para a criação destas mesas, quem disse que precisar ser montada em uma mesa retangular de madeira, você pode usar algumas peças diferentes de madeira, caixotes, penteadeiras, aparadores, desconectados, sem simetria, quanto mais caprichar na apresentação e aparadores diferentes, mas legal ela se tornará, quanto mais criativa for a experiencia da comida na festa de casamento, mais marcante e feliz será para todos os convidados.
Pense sempre nos itens que vocês mais gostam, tenham uma combinação com variedades que se complementem e façam da sua festa cheia de conexão e afeto, nada melhor do que envolver seu casamento com comidas que contem histórias, que criem um momento de muita nostalgia, de entrega as lembranças da infância.